Shampoo serve para quê?
- edersongnunes
- 28 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Então usamos shampoo, e para que ele serve, mesmo? Bom, o básico de um shampoo é limpar; esta é a função para a qual ele existe.
A pele e o couro cabeludo produzem gordura (sebo), que fazem uma camada brilhante e protetora, mas que também pesa nos fios e faz eles parecerem sujos. E mais ainda outras partículas se colam ao sebo, além do acúmulo de produtos que usamos (condicionador, creme de pentear, pomadas etc). O sebo e algumas outras substâncias são hidrofóbicas (não se dissolvem em água), por isso precisa de algo que os tire de lá.
Na maioria dos produtos, o agente de limpeza (que pode ser um ou vários) vem dissolvido em um líquido junto a outros ingredientes e funciona como um surfactante emulsificante - baixa a tensão superficial da água e a junta com a gordura. A solução é massageada no cabelo molhado, criando uma emulsão (dissolve e/ou puxa a gordura e sujidades e junta com a água), que então é enxaguada, levando embora a sujeira e acumulações do dia-a-dia, deixando os fios e couro cabeludo limpos.

Para limpar, o shampoo traz, além do(s) agente(s) limpante(s), geralmente um pH mais alto do que o dos cabelos. Falaremos disso mais tarde, mas o importante é saber que o shampoo visa levantar um pouco as cutículas do cabelo e tirar lá de dentro as gorduras e sujeiras. Shampoos comuns usam sulfato para fazer este servicinho: o pH mais alto dá um espaço nas cutículas para o sulfato entrar e puxar de lá o que encontrar. O que acontece é que sulfatos fazem isso um pouco agressivamente demais, e por isso acabam agredindo os cabelos. Quem tem cabelos quimicamente tratados ou secos ou muito finos sofre com isso. Vou tratar dos sulfatos em outro post, assim como sobre o seu não-uso.
Agentes limpantes como os sulfatos estão presentes em outros produtos de limpeza também, como sabonetes e lava-louças. Se você passá-los diretamente no seu cabelo, certamente vão exercer esta função de limpar, mas o cabelo vai parecer seco, sem brilho e emaranhado, porque eles não contém outras substâncias adicionadas aos shampoos, os condicionantes, que visam proteger e restabelecer um pouco a camada superficial dos fios (embora no meu cabelo descolorido os shampoos com sulfato não conseguem fazer isso, e fica tudo um horror antes do condicionador - eis porque não uso sulfato correntemente). Além disso, outros produtos de limpeza tendem a ter o pH mais alto, levantando mais a cutícula e deixando o cabelo frágil e sem maciez.
Há diferente tipos de shampoos no mercado, visando agradar a todos os públicos. Mas o princípio básico é limpar. Shampoos hidratantes, por exemplo, ou anti-resíduos, ou para cabelos oleosos, ou anti-caspa. Em todos esses são adicionados ingredientes a mais para dar alguma função extra. Mas não só os shampoos que podem limpar, dependendo da rotina que você faz você pode, por exemplo, fazer sua limpeza apenas com condicionador. Mas isso é assunto para depois.
Fontes:
http://chemistry.about.com/od/howcleanerswork/a/How-Shampoo-Works.htm
http://www.wisegeek.com/what-is-shampoo.htm
Comments