Por que faço co-wash
- edersongnunes
- 20 de out. de 2016
- 4 min de leitura
Co-wash é lavar com condicionador, usar um condicionador para limpar (conditioner washing). Pois sou adepto desta rotina há alguns meses e faz bastante bem ao meu cabelo: previne ressecamento e ajuda na manutenção da cor dos fios tingidos, que dura mais tempo.
Já fazia um tempo que eu havia descolorido o cabelo e estava aí sem saber muito como cuidar direito dele quando comecei a me inteirar das rotinas low poo e no poo, que foram difundidas pelo livro "O manual da garota cacheada" e conhecidas no Brasil principalmente por quem tem cabelos crespos e cacheados, que geralmente são mais ressecados por natureza.
Eu tenho cabelo liso, e naturalmente ele é oleoso, mas depois de descolorido ele acabou passando para o outro lado, porque descoloração é um troço que danifica: ele ficou poroso e danificado, e muito ressecado. Pois a parte que mais me interessou nas faladas rotinas foi o fato de as lavagens se darem com produtos mais suaves - shampoo sem sulfato, no low poo, e condicionador, no no poo (esta rotina, sem shampoo, pode incluir outros métodos de limpeza; eu gosto de usar condicionador mesmo).
E isso me interessou porque a cada lavagem, meu cabelo ficava um negócio horrível. Na hora de lavar, usando shampoos normais (que têm sodium lauryl sulfate ou sodium lareth sulfate, por exemplo), ele fica todo emaranhado e ressecado, uma coisa de doido, não tem nem como explicar, não dá pra passar os dedos entre os fios. Isso acontece principalmente nas duas primeiras semanas após uma descoloração/retoque de raiz. Acaba sendo muito desagradável lavar o cabelo dessa forma, parece que ele vai se danificar muito e se quebrar todo.
Com shampoos sem sulfato isso diminui, mas ainda acontece, dependendo do produto (sempre depende do produto - em shampoos com sulfato mas lotados de silicone, esse efeito diminui também). Mas lavando com condicionador, não. Lavar com condicionador é uma beleza: é suave, é agradável, é fácil, o cabelo fica lá agradecido.
Além disso, sulfatos tiram tinturas do cabelo muito mais rápido do que outras substâncias mais suaves - se você tinge seu cabelo e a cor sai fácil, lavar com condicionador ajuda muito a mantê-la por mais tempo.

Se quiser somente lavar com condicionador normal sempre, você vai ter que seguir o no poo. Eu segui por um tempo. Isso significa: não usar produtos que tenham derivados insolúveis de petróleo (parafina líquida, óleo mineral, petrolato e outros) e não usar também nada que tenha silicones insolúveis (dimeticone, dimeticonol e amodimeticone, por exemplo), pois estas substâncias não são totalmente limpas pelos condicionadores e causam acúmulo, o que acaba resultando em coceira, descamação, proliferação de uma massinha branca no couro cabeludo, e isso denota que a higiene não está completa - deve ser um terreno fértil para micro-organismos.
Porém, como gosto de usar alguns produtos com silicones (condicionador, leave-in, creme de pentear), passei a intercalar o uso de condicionador com shampoo sem sulfato, a cada 10 dias mais ou menos. Então, minha rotina ideal é lavar dia sim, dia não com condicionador e depois de uns 8 ou 10 dias, usar um shampoo.
Junto a isso, comprei um vidrinho do chamado "anfótero betaínico", que é uma substância que tem algumas funções, entre elas ser um limpante suave. Agora, adiciono 5% dessa substância ao meu condicionador cada vez que lavo; isso ajuda a retirar os silicones e deixa o cabelo mais limpo. É um bom caminho para quem quem fazer co-wash e mesmo assim não abre mão dos silicones (que têm suas funções de condicionamento, além de serem formadores de filme, deixarem o cabelo mais brilhante, desembaraçado, e ajudarem a manter a hidratação).
Pra você que está achando tudo uma novidade e quer experimentar, eu digo: não é todo condicionador que serve pra lavar "limpando". Condicionadores com os já citados derivados insolúveis de petróleo não servem, pois vão deixar no seu cabelo essas substâncias, que o próprio condicionador não vai tirar - daí só se você quiser ir alternando shampoo normal com condicionador. Se você só quer usar condicionador, e nunca shampoo, usar condicionador com silicone também não é uma boa ideia, pelo mesmo motivo. A não ser que você use o condicionador adicionando o "anfótero betaínico" ou que compre um produto já pensado para este fim - a Elseve tem um produto chamado Light Poo, por exemplo, que é um condicionador limpante e tem silicone. Nos Estados Unidos uma certa porcentagem dos condicionadores limpantes têm silicones, inclusive o pioneiro de todos, da marca Wen. Daí esses já pensados para isso, se "auto-lavam", assim como os shampoos o fazem (muitos shampoos também têm silicones, como já disse, pois é uma das coisas que fazem com que os cabelos não se embaracem no banho).
Parece complicado, mas não é. É só entender o princípio da coisa. Estudar um pouquinho também é bom pra saber o que se passa na sua cabeça - e importante para não ter que acreditar só nas publicidades ou nas pessoas do Facebook (que muitas vezes são bem intencionadas, mas podem não saber do que estão falando).
Desde que uso fazer co-wash minha higiene capilar é muito mais agradável, meu cabelo não fica traumatizado a cada banho e minha cor dura mais - pois condicionador é menos agressivo, tira menos cor da tintura a cada lavagem.
Não incentivo ninguém a começar a praticar co-wash. Só façam depois de saber bem do que se trata e como funciona. Faça testes no seu cabelo. Como já falei em outro post, se aparecer casquinhas e massinhas brancas na sua cabeça, ou coceira, a higiene não está sendo completa: use shampoo!
Para mim serve bem. Se achar que serve para você também, aproveite a variedade de produtos no mercado (existem alguns específicos para este fim - geralmente são muito caros; comprando um condicionador leve e um vidrinho de "anfótero betaínico" você consegue bom resultado com possíveis preços muito baixos).
Comments