Sobre alergia a parabenos em produtos para cabelo
- edersongnunes
- 4 de out. de 2016
- 5 min de leitura
Vez ou outra vejo, em grupos de Facebook (especialmente os voltados a praticantes do no poo e low poo), alguém reclamar de "caspa", coceira ou massinhas no couro cabeludo sem saber a causa, e tem sempre outro alguém pra dizer: "isso é alergia a parabenos!". Pois resolvi pesquisar, porque me pareceu estranho que, de repente, tanta gente tenha alergia a algo que até um tempinho atrás ninguém nunca tinha ouvido falar (agora produtos "sem parabeno" estão em todo lugar).
Primeiramente, parabenos são uma classe de conservantes. Conservantes são usados em cosméticos (e em alimentos e medicamentos também) para estender o tempo de vida útil deles, para que não desenvolvam micro-organismos. Conservantes são importantes, portanto. Sem eles, seu creme (ou seu molho de tomate) estragaria em algumas semanas, mesmo sem ser aberto. (E, sim, parabenos também estão em alimentos industrializados e medicamentos).
Os tipos mais comuns de parabenos são: methylparaben, ethylparaben, propylparaben, butylparaben e heptylparaben (1); se você olhar em alguns produtos, eles estão assim, vários ao mesmo tempo.

Embora haja registros, sim, de alergia a estes senhorzinhos, são muito poucos e raros. E não sou eu que estou dizendo. Por exemplo, em um estudo (2) sobre alergia de contato em cosméticos, os pesquisadores dizem exatamente isso, que conservantes (e fragrâncias) são uma das principais causas de alergia nesse tipo de produto, porém raramente é por causa de parabenos. Mais comumente é por causa de formaldeído (o famoso formol) e outros conservantes como methylisothiazolinone e methylchloroisothiazolinone (muito usados assim em dupla em muitos produtos).
Quem tem mais registros de alergia são: o paraphenylenediamine (PPD), muito usado em tinturas para cabelo (não sei se aqui no Brasil estão usando), benzophenones, usados em protetor solar, e persulfatos, usados em descolorantes de cabelo.
Segundo estes cientistas, assim como parabenos podem causar alergia, mas é raro, várias outras substâncias se encaixam nesse quesito também (podem, mas é raro): antioxidantes tocoferal acetate (vitamina E), retinol palmitate e ascorbic acid (vitamina C), propylene glycol, proteína hidrolisada do trigo (hydrolyzed wheat protein), e, como já disse, fragrâncias (e quem tem problema com perfumes pode ter que evitar extratos de plantas também).
Outro estudo diz que apesar de dermatite de contato alérgica causada por parabenos já tenha sido registrada, dado ao seu uso extensivo ela é relativamente incomum. "Por causa do seu baixo grau de alergenicidade e seu perfil favorável e eficácia como preservativo, parabenos continuam sendo o preservativo número um em uso." (3)
Quais os sintomas da alergia a parabenos?
A "alergia a parabenos" (ou a outra substância de uso tópico) seria o que tecnicamente se chama dermatite de contato alérgica. Veja o que diz a respeito a Sociedade Brasileira de Dermatologia (4):
"A dermatite alérgica, muitas vezes, provoca uma erupção vermelha no(s) local(is) em que a substância entrou em contato. A reação alérgica surge após 24 a 48 horas da exposição. A lesão pode ser inchada e vermelha, com pequenas bolhas; quente; ou formar crostas espessas.
As mãos são um local comum da dermatite de contato. Vários agentes podem ser os causadores, como produtos de limpeza, cosméticos (cremes e loções hidratantes) e são frequentemente afetadas em atividades profissionais, como cabeleireiros, auxiliares de limpeza e pedreiros.
A dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato ocorre, em geral, pelo contato como produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha, medicamentos de uso tópico, entre outros. As lesões da pele acometem o local de contato, podendo atingir outros à distância."
Como descobrir se você tem alergia?
Primeira coisa, é ir a um médico. Um dermatologista, de preferência, ou um alergologista. Claro, se você não pode ir em um, você pode evitar produtos que causem reação a você - mas, como eu disse, há uma variedade grande de substâncias que podem dar alergia (ou urticária, que é outra coisa e é mais imediato e menos grave) de contato, NÃO SÃO SÓ PARABENOS! Não coloque a culpa nos parabenos sem saber, porque realmente não devem ser eles.
E se tiver alergia a parabenos, eu vou ter massinhas no cabelo?
Alergia não é conhecida por criar massinha no seu cabelo. Alergia causa dermatite de contato, e é algo que vem de dentro, disparado pelo seu sistema imunológico, é mais grave e mais perceptível do que massinha no cabelo. Tem gente que morre por alergia, tem falta de respiração, graves reações na pele. Feridas, vermelhidão, inchaço. Não é massinha no cabelo um sintoma de alergia a parabeno.
Vi essas reclamações em grupos de pessoas que fazem no poo ou low poo (rotinas que excluem shampoo com sulfato, que é o que normalmente tem nos shampoos - um tipo de agente de limpeza muito eficiente, porém danificador e ressecador para algumas pessoas). Isso é muito característico e me leva a crer que massinhas no couro cabelo e descamação (não é caspa, que caspa é outra coisa) é falta de uma higiene mais efetiva. E isso não é dizer que as pessoas não estão tomando banho. Já tive isso quando entrei nas técnicas e era por causa disso: fazia co-wash e achava que meu condicionador estava limpando tudo, mas não estava.
Produtos sem sulfato não limpam tão bem, são mais suaves (por isso são usados nessas rotinas), você precisa se dedicar mais na hora de lavar o cabelo e o couro cabeludo, e repetir, senão vai ficando acúmulo de produto, de gorduras, de sujeiras, e daí pode criar massinha, descamar, coçar. Isso especialmente se você tiver usando apenas condicionador para lavar (fazendo co-wash). Eu faço co-wash, mas quando vejo que tem acúmulo de substâncias (exatamente vai criando uma camadinha branca no couro cabeludo) é hora de usar shampoo, senão pode começar a descamar e dar coceira. Se você tem sempre isso e faz no poo, com co-wash ou outro método, talvez seja a hora de repensar sua rotina de higienização.
(Uma observação: há vários motivos para descamação do couro cabeludo: pele muito seca, pele muito oleosa, caspa - que tem a ver com um fungo. Estou aqui falando de uma possível descamação que é resultado de acúmulo de substâncias, provavelmente após criar essa camada branca sobre seu escalpo).
Tenho massinhas e descamação no cabelo, o que fazer?
Lave com mais afinco. Se preciso use shampoo com sulfato, e retome a rotina. Fazer low ou no poo não é fanatismo, você não vai pro inferno se usar shampoo com sulfato quando precisar. As rotinas são para causar menos danos contínuos, não quer dizer que fazer uma lavagem com sulfato vai estragar o seu cabelo ou você vai ser expulso(a) do clube. Aliás, faça bem a medida do que é mais danoso: ressecar seu cabelo ou ter coceira e descamação por acúmulo de substâncias?
Quando comecei a escrever este texto o site FutereDerm lançou um outro texto exatamente a respeito disso. Lá eles contam um pouco da história da má-fama dos parabenos, que vem desde 2007. Não entrei nos méritos, porque não era o objetivo, mas você pode ler lá (em inglês): WHY PARABENS AREN’T REALLY DANGEROUS (AND WHY SOME PEOPLE TELL YOU THEY ARE) - o título significa "Por que parabenos não são perigosos (e por que algumas pessoas dizem que eles são)"
1 - https://en.wikipedia.org/wiki/Paraben
2 - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3065000/
3 - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?uid=10684390&cmd=showdetailview
4- http://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-de-contato/
留言