Óleo de rícino - Teste para aumentar crescimento do cabelo
- edersongnunes
- 4 de jul. de 2016
- 5 min de leitura

Muito ouvi sobre o óleo de rícino ser um potencializador do crescimento dos cabelos. Mas ele realmente faz o cabelo crescer? Você pode ouvir por aí muitos relatos quanto a isso, e ele está nas listinhas de "óleos e suas funções", mas realmente essas listinhas se baseiam em imaginações e boatos, às vezes até em teoria que tem lógica, porém não quer dizer que os óleos (ou outras substâncias que colocam em listas com funções) façam aquilo mesmo - teoria sem demonstração científica é só teoria. Sempre procurar informações confiáveis e com embasamento é fundamental.
Enquanto fazia minhas pesquisas sobre o castor oil (nome dele em inglês) decidi fazer um experimento em mim mesmo. Durante quatro semanas passei óleo de rícino nos cabelos, fazendo massagem no couro cabeludo por alguns minutos e deixando ele na cabeça por pelo menos duas horas e meia.
Você pode saber mais no vídeo abaixo:
Então, ele não aumentou o crescimento do meu cabelo. Levando em consideração a medição que fiz antes de começar, meu cabelo cresce entre 2 e 3 milímetros por semana. E este crescimento se manteve assim nas semanas em que o óleo foi usado. Veja abaixo:

Após um mês usando o óleo semanalmente, meu cabelo cresceu aproximadamente 1,1 centímetro (média de 2,75 milímetros/semana). Ou seja, o crescimento se manteve igual ao período anterior.

Ah, mas vão dizer: você deveria dormir com o óleo na cabeça! Deveria usar três vezes por semana! Deveria entrar num barril de óleo e dar cambalhotas lá dentro! Acho que o produto pra ser usável tem que dar resultado em uma logística de uso aplicável à vida. Se você se ensopar de óleo três vezes por semana, você vai diminuir em muito sua vida além do óleo (dá uma trabalhão, um tempo pra passar, um tempo pra tirar), além do que você tem que ser solteiro(a), porque, né, dormir com outra pessoa com a cabeça cheia de óleo várias vezes na semana não é recomendável (se você faz isso, perceba que para o seu parceiro(a) isso deve ser nojento). E mesmo se dormir numa banheira de óleo de rícino de cabeça pra baixo, não há estudos que indicam que o óleo aumente o crescimento dos cabelos.
Ah, mas vão dizer de novo: a moça do blog tal fez o cabelo dela crescer usando óleo de rícino (ou shampoo com café, ou tônico de alho, ou monovin, ou sei-lá-o-quê). Sobre isso recomendo a leitura do post "A verdade sobre Shampoo Bomba e Monovin A", do site Chega de queda. Não é sobre óleo de rícino, mas lá eles elencam pontos principais sobre o dito crescimento capilar:
- Crescimento capilar tem a ver com genética
- Nem todo mundo sabe mesmo quando o cabelo está crescendo ou não
- Nem toda foto é 100% confiável
- Nem todo mundo na internet é 100% confiável
- Outros elementos também podem interferir no crescimento dos cabelos
- Efeito placebo (que é muito importante)
Ponto relevante: as pessoas geralmente não têm noção do quanto seu cabelo cresce por mês ou semana. Se você não tem cabelo tingido, dificilmente vai conseguir medir isso. Se você tem cabelo tingido, e tem raiz de cor diferente, já pegou alguns fios e mediu pra ver o quanto cresceu em determinado tempo?
Daí temos esta ótima foto abaixo, que o site Chega de queda fez pro post já citado (e permitiu o uso aqui). Veja quantos centímetros a moça ganhou de cabelo com o tratamento! Só que não. O crescimento mostrado na foto é FALSO. Na segunda foto, tirada alguns minutos após a primeira, ela está olhando para cima, assim fazendo o cabelo descer mais.

No Brasil o óleo de rícino é conhecido pelo suposto crescimento de cabelo, nos Estados Unidos ele é conhecido pelo suposto poder de aumento da espessura do fio. De novo, isso não tem nenhum fundamento científico (o óleo é viscoso e pegajoso, não sendo fácil tirá-lo totalmente do cabelo, assim atraindo partículas e dando a sensação de cabelo mais grosso).
Mas, claro, massagear o couro cabeludo, seja com óleo de rícino, com um creme, ou só com água, vai estimular os vasos sanguíneos do local e levar mais nutrientes para lá. E isso é positivo, tanto como estimulador da circulação como para uma limpeza melhor do local. Também o óleo de rícino tem propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, assim ajudando na desobstrução de possíveis folículos que estejam obstruídos (1) - podendo, teoricamente, aumentar, dessa forma, a densidade capilar, dependendo do caso. (2)
O que se sabe cientificamente sobre óleo de rícino é o seguinte: (3)
- Aumenta o brilho do cabelo (e provavelmente não penetra o fio, apesar de isso ser teoricamente possível)
- Substâncias derivadas do óleo de rícino podem ajudar na manutenção da umectação do cabelo descolorido (gosto desta parte) e auxiliam com a penteabilidade
- Tem baixa irritabilidade e não mancha
- Ele é solúvel em álcool e é bom para diluir e misturar outras substâncias (eis porque é usado em muitos produtos, inclusive em batons, porque é consistente e dissolve bem pigmentos)
Mas, o que é o óleo de rícino?
Bom, é o óleo extraído da semente da mamona (por isso também às vezes chamado de óleo de mamona). Em inglês, é chamado de castor oil, e na lista de ingredientes muitas vezes está como Ricinus communis seed oil. Na sua formação contém alguns ácidos graxos: entre 2 e 6% de ácido oleico, aproximadamente 4% de ácido linoleico e entre 85 e 95% de ácido ricinoleico.
É um óleo de alta viscosidade (um dos mais viscosos disponíveis para uso doméstico), com pouco gosto, e muito comumente usado como laxante. Pouco comedogênico, contém fitosteróis, que promovem alguma ação anti-inflamatória e podem reduzir coceira. (4)
Quero crescer meu cabelo mais rápido, como faço?
Ah, esta é a questão que não quer calar. Cientificamente, não há nada provado que você possa botar no seu cabelo e ele cresça mais ou menos rápido. Você deve se alimentar bem, vitaminas "alimentam" os folículos capilares para produzirem cabelos saudáveis - isso não significa que mais vitaminas façam crescer mais rápido, só que você tem que se alimentar de forma adequada, para que tudo funcione bem. Exercícios também estimulam o metabolismo - e o corpo é uma maquininha, estando acelerado tudo vai mais rápido. Cabelo é célula morta, ele não come e não se sabe de algo que a pele da cabeça chupe e funcione para estimular o crescimento. A maioria dos estudos que mostram certa eficiência em substâncias, são estudos sobre alopécia (também conhecida como carequice) - portanto, crescimento de novos fios, em folículos que já haviam cessado, e não de crescimento acelerado de fios existentes.
O ramo da cosmética e da nutrição são muito parecidos em determinados aspectos, não só pq muita coisa se come e se coloca no cabelo (às vezes ao mesmo tempo), mas também porque os boatos de substâncias milagrosas estão em todo lugar. Você toma tal coisa e emagrece, você passa tal coisa e o cabelo cresce. Se não há estudos e comprovação científica, isso são só boatos. E é bom não levar boatos a sério - vá lá, procure saber, faça testes. Assim que se aprende.
Fontes:
1 - http://beautifulwithbrains.com/2015/01/15/castor-oil-thicken-hair/
2 - http://www.naturallycurly.com/curlreading/ingredients/can-biotin-castor-oil-really-thicken-hair/
3 - http://www.thenaturalhavenbloom.com/2009/07/castor-oil.html
4 - http://swiftcraftymonkey.blogspot.com.br/2009/12/castor-oil.html
Comments