Manteiga Capilar Maria da Selva - Resenha
- edersongnunes
- 25 de jul de 2016
- 5 min de leitura
A Manteiga Capilar Maria da Selva, da Cativa Natureza, tem sido meu produto de cabelo preferido das últimas semanas. Deixa meu cabelo ótimo, macio e comportado. Segue abaixo um vídeo mais explicadinho sobre o produto (aproveite e se inscreva no nosso canal, para ficar por dentro dos próximos vídeos):
Composição
É um produto com 67,4% de insumos orgânicos, totalmente liberado para quem segue as rotinas no poo e low poo.
Os ativos principais que a marca destaca são os extratos de mulateiro e guanxuma, e os óleos de pracaxi e andiroba. Além deles há um número bastante grande de óleos e extratos de outras plantas.
Ingredientes: Dehydroxanthan Gum, *Melaleuca Alternifolia Leaf Water (Hidrolato de Tea Tree), Glycerin, Potassium Sorbate, Aqua, Cetearyl Olivate/Sorbitan Olivate, *Pentaclethra Macrobba Seed Oil (Óleo de Pracaxi), Glyceryl Caprylate, *Carapa Guianensis Oil (Óleo de Andiroba), Caprylic/Capric Triglyceride, Shea Butter Cetyl Esters, Cetearyl Alcohol, *Calycophyllum Spruceanum Bark Extract (Extrato de Mulateiro), Sida Glomerata Extract (Extrato de Guanxuma), Geranium Maculata Oil (Óleo de Gerânio), Citric Acid, Cocos Nucifera (Coconut) Oil (Óleo de Coco), Plumeria Rubra Flower Extract (Extrato de Jasmim-manga), Gardenia Tahitensis Flower Extrac (Extrato de Gardenia do Tahiti / Flor de Tiaré), Prunus Armeniaca (Apricot) Fruit Extract (Extrato de Damasco / Apricot), Lavandula Angustifolia (Lavender) Flower/Leaf/Stem Extract (Extrato de Lavanda), Pyrus Malus (Apple) Fruit Extract (Extrato de Maçã), Vanilla Planifolia Fruit Extract (Extrato de Baunilha / Vanila), Jasminum Officinale (Jasmine) Flower/Leaf Extract (Extrato de Jasmim), Hibiscus Abelmoschus Extract, Eugenia Caryophyllus (Clove) Flower Extract (Extrato de Cravo), Polianthes Tuberosa Extract (Extrato de Angélica), Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Peel Extract (Extrato da casca de Laranja Doce), Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Fruit Extract (Extrato de Laranja Doce), Zinziber Officinale (Ginger) Root Extract (Extrato de Gengibre), Elettaria Cardamomum Seed Extract (Extrato de Cardamomo).
O principal componente (porque está em primeiro lugar na lista, acredito que seja o que está em maior quantidade) é a goma dehidroxantana ( Dehydroxanthan Gum), que aqui tem a função de dar a base para os outros ingredientes, criando viscosidade e estabilidade ao creme. É um elemento muito utilizado em géis e produtos de finalização, por ajudar a manter a forma do cabelo.
O ingrediente em seguida é o hidrolato de tea tree, que é um conhecido anti-microbiano (portanto, já serve como conservante natural ao produto), além de ser tônico, o que o faz bem indicado para peles/cabelos oleosos como o meu (mas não só), e também há quem indique no tratamento da caspa.
Dentre os ativos mais destacados, gostei bastante de conhecer o mulateiro-da-várzea, uma árvore da Amazônia cuja casca tem propriedades muito interessantes, inclusive sendo antioxidante (servindo como um auxiliar antienvelhecimento e, no caso dos cabelos tingidos, deve ajudar na proteção da cor).
Já o pracaxi, principal óleo da fórmula, muitas vezes chamado de "silicone natural", ajuda a criar um filme em torno dos fios, melhora brilho e dá maciez aos cabelos.

O que o fabricante diz
"Fornece ativos condicionantes, restauradores da fibra capilar, ricos em ácidos graxos essenciais provenientes do pracaxi, manteiga de cupuaçu e andiroba. Emoliente a base de Karité e extrato de mulateiro deixam os fios hidratados e reestruturados."
"Livre de parabenos, corantes e fragrâncias artificiais, liberadores de formol, silicones, óleo mineral e derivados do petróleo, ingredientes transgênicos e irradiados. Não testado em animais e sem ingredientes de origem animal. "
Como é
A textura dela é de uma goma, bem consistente, do tipo que quando a gente passa o dedo ou a espátula pra tirar do pote, uma parte vem, mas outra parte se recusa a vir.
A cor é um off-white, ou seja, um branco puxando pro creme (e isso me lembra que há extrato de baunilha nos ingredientes, o que é um charme).
O cheiro me lembra frutas cítricas, não é muito presente e sai fácil - o que é um ponto muito positivo na minha visão, pois detesto cheiros fortes que ficam horas.

Como usei e o que achei
Geralmente tenho usado durante o banho: lavo o cabelo e passo ela com o cabelo molhado, vou fazendo o resto do banho e enxaguo no final, deixando ela no cabelo em torno de 10 minutos. Quando uso shampoo, tenho condicionado levemente após o shampoo e antes dessa máscara, pois no meu cabelo ela não serve para condicionar: ela não desembaraça meus cabelos, nem deixa os fios soltos - aqui tem que se considerar que meus cabelos são descoloridos e porosos, e por isso são bem complicados. Meu cabelo parece que ignora este produto quando eu passo, eu não sinto aquela emoliência que geralmente se sente com um condicionador ou máscara, enquanto o cabelo está molhado - e mesmo eu já tendo usado algumas vezes, sempre fica a dúvida "Ih, será que vai funcionar hoje? Parece que nem fez nada."
No entanto, e este é o ponto principal e mais positivo, ela mostra o resultado depois do cabelo seco: o cabelo fica com brilho, muito macio, comportado e hidratado.
Sempre que uso ela como hidratação, também uso ela como finalização sem enxágue após o banho (leave-in): espalho um pouquinho nas mãos e espalho sobre o cabelo, assim ajuda o cabelo a se manter hidratado e também segura a forma dele muito bem. Inclusive meu cabelo é liso mas geralmente ganha uma "onda" na parte da frente algumas horas após ser lavado - mas com esse produto a "onda" não aparece mais, ou demora bem mais a aparecer.
Aqui uma observação: meu cabelo quando está mais crescido é muito rebelde e volumoso, geralmente após secar ele se estufa todo e fica sem forma. Com esta manteiga ele realmente se comporta como eu quero que ele se comporte: menos volume e fica na forma em que eu penteio. Este acredito que é um efeito da goma dehidroxantana; como eu disse ela é usada em géis, mas este produto não é um gel, ele não deixa o cabelo duro nem nada, mesmo usado como leave-in, apenas consegue deixar o cabelo lá certinho onde eu quero que ele fique.
Recomendo?
Certamente recomendo, porque além de deixar o cabelo ótimo, este e os outros produtos da Cativa Natureza são cheios de insumos naturais e orgânicos, acho tudo lindo e estou adotando esta rotina mais natural pra minha pele e cabelo sempre que é possível.
Em uma escala de 1 a 5 eu dou 4,5 a esta máscara (fica um desconto de 0,5 pelo fato de não desembaraçar meu cabelo molhado, se ele ficou embaraçado pelo shampoo).
Online você pode comprar na loja virtual da marca.
Atualização (26/07/16):
O atendimento ao consumidor da Cativa me diz o seguinte (com o que eu concordo):
"Quanto à questão do condicionamento, isto ocorre devido à ausência dos derivados de petróleo, como a parafina e o óleo mineral. A ação condicionante é destacada pelo óleo vegetal de pracaxi, conhecido como silicone natural na Amazônia. A diferença desta manteiga, assim como todos os condicionadores da Cativa Natureza, é que, quando em contato com o cabelo, a base é rapidamente absorvida pelos fios. Realmente, ela não terá o efeito desembaraçador quando comparada com um creme convencional. Entretanto, com o uso contínuo, os fios passam pelo processo de desintoxicação e, assim, adaptam-se ao produto.
Este mesmo efeito fica bem claro quando utilizar uma de nossas loções corporais. Os extratos e óleos vegetais penetram rapidamente na pele, pois têm afinidade com a camada lipídica natural do nosso corpo. O falso efeito emoliente dos cosméticos convencionais maquia esta atração natural entre o produto e o nosso corpo."
Comments