Resenha: Elseve Reparação Total 5+ e Ampola Million
- edersongnunes
- 29 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Fiz uma resenha sobre o creme da embalagem branca da Elseve (que antes era bege), o Reparação Total 5+ e sobre a Ampola Million. São produtos facilmente acháveis em supermercados e farmácias, com um preço bom. Fazem o que prometem? Veja no vídeo:
E então?
Essencialmente, como falo no vídeo, eles são o mesmo produto. Tem a mesma composição (com excessão de um conservante a mais que o creme do pote tem), a mesma cor e mesmo cheiro, e fazem a mesma coisa.
Segundo a Elseve, a ampola é um pouco mais concentrada, mas basicamente são iguais. E sai bem mais econômico você comprar um pote (que custa, hoje, uns R$ 16,00) do que várias ampolas (cada uma hoje, em média, está com o preço de R$ 7,50).
Outra coisa a se notar, é que são essencialmente condicionadores "normais". Não há nada fora do comum nesses produtos, especialmente entre os primeiros ingredientes, que são os que fazem alguma coisa pro seu cabelo (levando em consideração que a composição está em ordem decrescente - e esta está). Veja abaixo a composição deles e veja que dentre os seis primeiros componentes, quatro são sais quaternários de amônio e alcoois graxos, que são coisas muito comuns em todo condicionador. Os outros dois são: glicerina (que é um umectante, serve para atrair água e reter água, mas como você vai estar com o cabelo úmido/molhado, ela não tem assim grande função, já que a água já vai estar lá) e óleo de palma, que é um agente oclusivo (serve para formar um filme em torno dos fios e tentar reter a hidratação lá dentro - mas não é um dos mais efetivos).
Os produtos não tem derivados insolúveis de petróleo nem silicones, o que os faz próprios para uso por quem segue as rotinas no poo e low poo.

No meu cabelo, usando os produtos no final do banho, como o condicionadores que eles são, e não finalizando com nada mais após secar, o cabelo não fica hidratado depois que seca - falta exatamente um agente oclusivo melhor, acredito - é isso que fazem silicones e óleo mineral, por exemplo, que esta máscara não tem. Meu cabelo ganha um volume estranho, fica com frizz e aparência de ressecado.
Os produtos (que na verdade são o mesmo) devem funcionar bem para quem tem cabelo fino e não gosta do efeito "pesado" e sem forma que os silicones e parafina deixam no cabelo. Provavelmente para quem não tem cabelo muito poroso e/ou danificado por química como o meu também deve fazer um efeito melhor.
Mas lembrando: são condicionadores, assim como a grande maioria dos outros cremes no mercado fazem o que um condicionador "comum" faz: melhoram penteabilidade, diminuem estática e frizz, deixam moléculas grudadas nas partes mais danificadas para o cabelo ficar com mais brilho e maciez. Desse modo, eles tentam evitar os danos do dia-a-dia. Não é milagre, é o que todo condicionador deve fazer, é o que geralmente os cremes por aí fazem também (alguns com melhor resultado na manutenção da hidratação). Só dizendo isso pra você saber: não precisa se encher de vários cremes que fazem a mesma coisa.
Veja na imagem a composição da ampola:

E aqui abaixo a composição do pote. O elemento destacado, que é um conservante, é a única diferença entre os dois.
Aqua / Water, Behentrimonium Chloride, Stearyl Alcohol, Glycerin, Cetyl Alcohol, Elaeis Guineensis Oil / Palm Oil, Quaternium-33, Hydroxyethylcellulose, Phenoxyethanol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Behentrimonium Methosulfate, Chlorhexidine, Dihydrochloride, Limonene, Linalool, Benzyl Salicylate, Benzyl Alcoho, Isopropyl Alcohol, 2-Oleamido-1,3-Octadecanediol, Myristyl Alcohol, Octyldodecanol, Citric Acid, Butylphenyl Methylpropional, Hexyl Cinnamal, Glyceryl Linoleate, Glyceryl Oleate, Glyceryl Linolenate, Parfum / Fragrance
Eles têm as ceramidas patenteadas pela L'oreal, que dizem agir de forma idêntica às naturais do cabelo. Mas as ceramidas, que se chamam 2-Oleamido-1,3-Octadecanediol, estão numa posição que indicam ter provavelmente bem menos de 1% dentro do creme, provavelmente não uma quantidade suficiente para fazer alguma diferença (depende da concentração, mas num creme de 16 reais não há que se esperar muito mesmo).

Comments